-->

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pernambuco lança novo serviço para tratar dependentes de crack


Ação será lançada nesta quarta-feira no Palácio do Campo das Princesas; o crack é a droga cujo consumo mais cresce no Brasil

Um novo serviço para tratar dependentes de crack será lançado nesta quarta-feira (26) no Estado. Ele vai servir para reforçar o atendimento, que é feito, em instituições como o Saravida. O crack é uma droga que tem causado muita preocupação para as famílias, pois basta utilizar apenas uma vez para causar dependência.

O governo não divulgou detalhes sobre o serviço que será lançado no Palácio do Campo das Princesas. A informação é de que serão criados vários centros no Estado para atender apenas usuários de crack. Nesta quarta-feira (26), o assessor especial do governador, Luiz Ratton, será entrevistado no Bom Dia Pernambuco para esclarecer os detalhes do projeto.

No Estado, há alguns locais que oferecem ajuda aos dependentes químicos. Um deles é o Saravida. A instituição fica localizada na Rua do Sossego, 298, no bairro da Boa Vista, e atende cerca de 400 pessoas por mês.

Todos os dias a sala fica cheia de gente que vem a procura de ajuda para se livrar das drogas. 98% dos atendimentos dependentes de crack, a droga cujo consumo mais vem crescendo no País.

Uma das moças possui apenas 22 anos e, além de ser viciada em crack há três anos, está ameaçada de morte por traficantes. Ela foi ao Saravida tentar mudar de vida.

O primeiro atendimento é individual, com psicólogo e assistente social. Depois são realizadas sessões em grupo três vezes por semana. Em alguns casos é preciso internação em comunidades terapêuticas do interior do estado.

De acordo com a lei brasileira, existe os chamados tratamentos compulsórios, que precisam de ordem judicial para serem realizados com os dependentes químicos. Mas, pela metodologia do Saravida, ninguém é forçado a buscar a própria cura. Se a pessoa recusar ajuda, a família pode ir sem ela.

A fundadora Michele Collins, fundadora da instituição, explica a importância da participação familiar: “é necessário que a família também se trate, para que o dependente químico tenha um respaldo maior, ou seja, sua base e seus vínculos familiares que foram rompidos pela droga sejam restaurados através de um tratamento que também é oferecido às famílias”.

Mais informações sobre locais que atendem usuários de drogas,podem ser obtidas pelo telefone da Central Vida Nova: 0800.281.6093.

0 comentários:

 
Toritama Informa - © 2010 Blog desenvolvido por Joseilson Chagas (81) 9271-8919