De domingo (26) a quarta-feira (29), representantes da cadeia produtiva da moda brasileira estarão reunidos, em Salvador (BA), no I Seminário Cultural da Moda. Durante o encontro, o grupo irá traçar diretrizes para um plano cultural do setor. O seminário será realizado no Hotel Stella Maris, a partir das 9h.
Durante a II Conferência Nacional de Cultura, realizada em março de 2010, a moda passou a ser compreendida pelo Ministério da Cultura como uma linguagem artística, assim como a música, o teatro, o cinema, com potencial de revelar a identidade do País. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), em 2009, o faturamento do setor chegou a US$ 47 milhões.
Segundo o Ministério da Cultura, na prática, uma política cultural para a moda irá valorizar a criação, a inovação e a experimentação, fazendo com que os valores culturais do País sejam agregados a produtos de uma economia da cultura sofisticada e internacional como essa. Outro pilar fundamental é o da memória: a política deve valorizar e registrar as criações e os fazeres do setor como patrimônio cultural.
0 comentários:
Postar um comentário