Com o objetivo de proporcionar uma maior fluidez ao trânsito da cidade, a Prefeitura de Caruaru, através da Destra, está implantando sinalização computadorizada. Dos 54 semáforos que existem hoje no município, 18 estão sendo equipados com controladores eletrônicos ou digitais, os chamados GIT - Gerenciador Inteligente de Trânsito. Esses modernos equipamentos eletrônicos facilitam a programação da velocidade dos sinais luminosos, possibilitando implantar planos de tráfego diferenciados ao longo do dia, bem como uma melhor sincronização do sistema.
De acordo com Sérgio Muller, técnico em trânsito e responsável pela implantação do sistema, a nova sinalização permite a mudança dos planos semafóricos durante o dia, ou a alteração específica para cada dia da semana, ou datas especiais. "Permite o funcionamento em rede, com a fiscalização remota, ou seja, a partir da central de acompanhamento da Destra, em tempo real. Podemos alterar os planos dos semáforos, sem necessidade de deslocamento até o local. Isso facilita, inclusive, o comando de ondas verdes", explicou.
Local de maior fluxo de veículos e pedestres, o centro da cidade recebeu uma atenção especial. Dezessete corredores viários de intenso fluxo de veículos ganharam controladores eletrônicos. Eles foram implantados nos cruzamentos das ruas Belmiro x Frei Caneca; Capitão João Velho x Cleto Campelo; Cap. João Velho x Cel. Limeira; Vigário Freire x Cap. João Velho; Cap. João Velho x 7 de setembro; 7 de Setembro x Martins Júnior; Vigário Freire x Expedicionários; Pç. do Rosário x Minas Gerais; Nunes Machado x 14 de Julho. A modernização prossegue nos seguintes cruzamentos: Av. Rio Branco x Dq. de Caxias ; R. Dq. de Caxias x Vidal de Negreiros ; R. 15 de Novembro x Lourival José (Colégio Sagrado Coração).
"Na Sete de Setembro haverá uma sinalização nova para pedestres. A Destra também está implantando os semáforos com lâmpadas à base de Led em todas essas ruas e avenidas. Para dar mais seguranças aos motoristas, os semáforos dessas vias também devem passar a realizar a programação do amarelo intermitente (ou piscante), no horário noturno, quando o fluxo de veículos diminui", finaliza Sérgio Muller
0 comentários:
Postar um comentário