Fernanda Brum Em Santa Cruz dia 30 de Abril.
Folha da Cidade de Abril 2011.
SERÁ A ADMINSTRAÇÃO MUNICIPAL UM SELPULCRO CAIADO?
A Páscoa é a mais importante festa do Cristianismo. É nela que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. É a vitória da VIDA sobre a morte.
JESUS pregava a igualdade, o amor e a justiça, só quem tem um visão de sociedade evoluída como Ele tinha e que poderia anunciar naquele tempo equidade social. Foi Ele quem proferiu as palavras que estão no Evangelho de Mateus (23:25-28) se referindo aos fariseus e hipócritas que pareciam sepulcros caiados, por fora limpos e por dentro com muita sujeira.
Na esteira da reflexão que essa Semana Santa nos leva a fazer penso enquanto individuo e também como marcha a sociedade em que nela estou inserido e vejo, tristemente, o quanto anda distante da coletividade a administração da cidade de Toritama. Não quero falar de incompetência, de falcatruas, de favorecimento a poucos em detrimento da maioria, pois (in)felizmente não acessei as contas municipais e alegar tais fatos sem embasamento e somente com palavras vãs tais palavras serão combatidas rapidamente pelos canais de comunicação. Quero falar lastreado nos acontecimentos que a sociedade de Toritama tem vivenciado invariavelmente por falta de SENSIBILIDADE com o próximo, seja pela morte de inocentes constantemente no hospital, seja pela falta de comprometimento com obras iniciadas e não concluídas, consiste também na ausência de obras onde se sabe da urgência de tal realização e por saber que várias pessoas trabalham na administração municipal e sequer ganham o salário mínimo e em outros casos como os dos professores que não auferem o que lhes é de Direito, graça a Deus o STF já decidiu sobre isso. Acredito eu que dos maiores erros que direção pública pode ter é ser INSENSÍVEL aos anseios da população, bem maior do que desvios, incompetência e outros males que vez por outra assolam as administrações.
Enquanto escrevo esta reflexão lembro-me do muro do cemitério São Jorge onde visivelmente o muro precisa de reparos profundos porém foi preferido pintá-lo para ficar com aparência mais “bonita”
Que a Páscoa sirva de inicio de um novo período na atual administração municipal e que o ritual de passagem sirva para mudança da INSENSIBILIDADE pelo próximo transformado em comprometimento e cumprimento dos deveres administrativos.
EDSON CLAITON DA SILVA
ADVOGADO
RESTAURANDO A VERDADE II
Referente à nota enviada a Rádio Filadélfia FM de Pão de Açúcar e blogs em 20.04.2011, de autoria do Ex-vice prefeito Amaro Jalmirez de Arruda.
Com muita surpresa recebemos a nota, a qual publicamos em nosso blog, de autoria do Ex Vice-Prefeito Amaro Jalmirez, irmão do Ex- Prefeito Jânio Arruda (DEM), onde o mesmo num surto inexplicável de paixão política, tenta ocultar fatos explícitos que a cada dia se tornam mais evidentes, tentando atribuir a nossa emissora o caos que se instaurou neste grupo político (Gravatinha), conseqüência direta de 3 derrotas consecutivas de Jânio e do processo de falência que passa o DEM, onde até caciques como o ex-Deputado Federal André de Paula pularam do barco, vendo que esta canoa está prestes a naufragar.
É conveniente destacarmos que, a duras penas e com muito suor e trabalho, conseguimos consolidar a nossa emissora como uma voz que ecoa na região sendo hoje um referencial de comunicação e porta-voz da população do Distrito de Pão de Açúcar e de Taquaritinga do Norte, contribuindo com mudanças sociais que tem melhorado a qualidade de vida de nossa população, cumprindo realmente com o nosso papel de “Rádio Comunitária”.
Mais estranheza causa a declaração do Sr. Jalmirez a qual transcrevemos:
“Surpreende-me a forma PARCIAL de fazer política, e não comunicação, de alguns integrantes da Rádio Filadélfia FM, de Pão de Açúcar/Taquaritinga do Norte (PE) e do comunicador Alberes Xavier. Nos últimos programas e artigos “ASSINADOS”, pelo diretor da emissora, é claramente visível a sua predileção e agrado por aqueles que governam o município neste momento...” Tal declaração evidencia a defesa que o Sr. Jalmirez faz do grupo que defende, sendo curioso, o fato que o mesmo esteve na semana passada ocupando os nossos microfones e defendendo as suas idéias que logicamente são opostas ao grupo que detém o poder atualmente em Taquaritinga, grupo este que o mesmo insinua que estamos defendendo. Pergunto: Se houvesse predileção pelo grupo Calabar, como insinua Dr. Jalmirez, ele teria espaço a exemplo do que tem Jânio Arruda, Dr. Paulo Lima, Vereadores de oposição e outras lideranças do grupo boca-preta em nossa emissora?
Outra acusação totalmente infundada é a de que estamos a“denegrir a imagem de homens de bem”, insinuando que estamos “tentando espalhar a discórdia entre os que fazem a oposição em nosso município”, onde o irmão de Jânio tenta abafar o rompimento político do Vereador Demir (PMDB) com Jânio, situação conhecida por todos, pois juntamente com o Vereador Léo (PT), estes edis rompendo com os seus grupos políticos e assumiram uma postura independente na Câmara Municipal, fato este amplamente divulgado pela imprensa regional e acobertado pelas inúmeras declarações dos dois parlamentares onde ficou evidenciada a nova postura independente adotada por ambos.
“Quanto a falar mal de Jânio Arruda” tal prática desconhecemos, pois não falamos mal de ninguém, temos usado nossos microfones e nosso blog para estimular e promover a pluralidade político-ideológica regional e estadual, fato que se constata com as inúmeras entrevistas de políticos e militantes dos mais variados partidos que levamos ao ar. Com relação ao trabalho e a história de Jânio Arruda quem julga é o povo, e a própria história tem evidenciado através do voto, o amplo repúdio popular que este expoente da política local vem sofrendo desde o ano 2000, acumulando sucessivas derrotas para o grupo Calabar com Zeca (2000 e 2004) e recentemente com Evilásio (2008).
No momento onde a imprensa tem papel crucial de informar e, juntamente com as mídias virtuais, cumpre a relevante missão de promover uma sociedade mais justa e igualitária, atitudes como a Dr. Jalmirez evidenciam a tentativa vã da perpetuação de práticas inibidoras que se perderam no passado, não restando espaço em pleno ano 2011 para tais atitudes.
Cumprindo com a missão de promover o livre acesso a informação, evidenciamos que nossa emissora permanece à disposição da sociedade e de seus representantes, independente de qualquer ideologia partidária, e qualquer tentativa de “Mordaça” contra nossa emissora, será interpretada por nós como um atentado a sociedade.
Fonte:Rádio Filadélfia FM
Violência doméstica ou violência contra crianças e adolescestes
O ser humano é, por natureza, violento. O homem sempre gerou violência ao longo de sua história e continua fazendo isso até os dias de hoje. Só existe uma maneira de nos livrarmos dessa infeliz carga hereditária: a educação.
Infelizmente o maior meio de comunicação utilizado pela humanidade hoje, a TV, nos educa ao uso da violência. Não pense que a educação é de responsabilidade dos pais, da escola, dos professores. Ela é também SUA responsabilidade. É você que, no fundo, vai fazer a diferença.
Formas de Violência
A violência doméstica contra crianças e adolescente pode se manifestar de diversas maneiras além da agressão física. Assim, é comum a violência através de ameaças, humilhações e outras formas que afetam psicologicamente as crianças e adolescentes.
Outra forma constante de violência é a omissão: alguns pais deixam de fornecer os cuidados necessários ao crescimento de seus filhos, que passam a sofrer privações essenciais à sua formação, como falta de carinho, de limpeza e, até mesmo, de alimentação adequada. Vale ressaltar que nem sempre essa omissão é decorrente da situação de pobreza em que a família vive.
Uma das maneiras mais perversas de violência contra a criança e o adolescente é o abuso sexual. Mais comum do que se acredita, ele acarreta fortes traumas nessas pessoas.
Como perceber a existência de violência?
Crianças e adolescentes, vítimas de violência doméstica, costumam apresentar vários sintomas físicos e psicológicos associados, o que pode ser observado através de seu comportamento.
Assim, é interessante estar atento a marcas na pele e fraturas, lembrando que podem ser decorrentes de violência, especialmente quando reiteradas. As marcas podem ser deixadas por queimaduras ou por algum objeto doméstico como cinto, ferro de passar roupas e cabides.
Além disso, a própria aparência da criança pode ser motivo para se suspeitar de violência doméstica, demonstrando falta de alimentação adequada (nem sempre decorrente da pobreza) e falta de asseio e higiene, por exemplo.
Pais que maltratam seus filhos, às vezes, são também negligentes em outros aspectos: impedindo-os de freqüentar a escola ou deixando de dispensar cuidados com a saúde da criança, que apresenta diversas vezes alguma moléstia, por exemplo.
A criança ou adolescente, vítima de violência, sofre freqüentemente fortes traumas e reage a eles de maneira diversa. Assim, alguns modificam seu comportamento regular, tornando-se tristes, agressivos, rebeldes, tensos ou infantis para sua idade. Às vezes, apresentam dificuldade em compreender os ensinamentos, recusa-se a participar das atividades propostas e faltam às aulas.
Por fim, vale ressaltar, aspectos referentes à sexualidade que por vezes se manifesta visivelmente incompatível com a faixa etária da criança. Também são verificados, em alguns casos, sintomas de doenças sexualmente transmissíveis, certamente decorrentes de abuso sexual.
Muitas outras características são verificadas nessa crianças e adolescentes. O educador certamente perceberá, com a necessária lucidez, outras que aqui não forma mencionadas. Várias dessas evidências em conjunto levam à suspeita de violência, demandando especial cuidado por parte da equipe da escola.
O que fazer diante de suspeitas ou de casos de violência?
Quando a criança ou o adolescente passa a apresentar várias características de maus tratos associadas, há que se levantar a hipótese de que esteja sofrendo agressões. Nesse caso, uma averiguação cuidadosa deve ser realizada. É conveniente que esse procedimento seja desenvolvido com a ajuda de outros profissionais, como psicólogos, médicos e advogados.
A comunicação às autoridades competentes é certamente uma medida essencial para o melhor encaminhamento do caso. Assim, devem tomar conhecimento do ocorrido o Conselho Tutelar da região, o promotor de justiça da infância e da juventude, o juiz da infância e da juventude, a autoridade policial, os órgãos governamentais de assistência à criança e ao adolescente, como o SOS criança, e Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente se existentes na região.
Como contribuir para a prevenção à violência contra a criança e o adolescente?
Os educadores certamente se encontram em uma posição privilegiada para tratar de assuntos referentes a crianças e adolescentes. Portanto, sua contribuição é essencial para que se desenvolvam e se consolidem os mecanismos de proteção aos direitos da criança e do adolescente previstos no ordenamento jurídico brasileiro.
Cada educador, isoladamente ou o grupo de educadores da escola em conjunto, tem o poder de influenciar na realidade existente na localidade em que atua. Sugere-se a seguir algumas formas de atuação:
Formação de grupos de educadores para estudo e discussão desse tema na escola;
Formação de núcleos interdisciplinares (composto por professores, médicos, advogados, psicólogos etc.) para o tratamento do tema;
Atuação junto ao Conselho Tutelar;
Atuação junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente;
Fomento da discussão sobre o tema através, por exemplo, de debates com a presença das autoridades envolvidas com casos de maus tratos contra crianças e adolescentes.
Quem denuncia a violência?
DENUNCIANTE | NÚM | % |
MÃE | 773 | 45,0 |
PAI | 448 | 26,1 |
DEN. ANON. | 317 | 18,5 |
VIZINHO | 59 | 3,4 |
TIO (A) | 54 | 3,1 |
IRMÃ (O) | 22 | 1,3 |
CONHECIDO | 20 | 1,2 |
PMPE | 7 | 0,4 |
N.I. | 6 | 0,3 |
AVÔ (Á) | 5 | 0,3 |
VÍTIMA | 3 | 0,2 |
CUNHADO (A) | 1 | 0,1 |
MADRASTA | 1 | 0,1 |
TOTAL | 1.716 | 100 |
Por idade do agredido
Idade | Núm. | % |
2 Anos | 119 | 6,9 |
3 Anos | 118 | 6,9 |
4 Anos | 116 | 6,8 |
5 Anos | 115 | 6,7 |
1 Ano | 113 | 6,6 |
6 Anos | 113 | 6,6 |
8 Anos | 102 | 5,9 |
16 Anos | 102 | 5,9 |
7 Anos | 92 | 5,4 |
10 Anos | 89 | 5,2 |
12 Anos | 90 | 5,2 |
15 Anos | 90 | 5,2 |
11 Anos | 88 | 5,1 |
13 Anos | 87 | 5,1 |
9 Anos | 84 | 4,9 |
17 Anos | 84 | 4,9 |
14 Anos | 69 | 4,0 |
N.I. | 40 | 2,3 |
0 Ano | 5 | |
Atenciosamente, Conselheiros Tutelares de Toritama – PE.
Wendell Galdino,Ivanildo Vieira,Silvanildo “Kiko”,Juciana Tavares e Lusmário Hilário
Postagens populares
-
Neste sábado (09), uma tragédia familiar que chocou a cidade de Toritama está ganhando contornos ainda mais brutais. De acordo com as ...
-
Um duplo assassinato ocorrido por volta das 8 horas da manhã desta sexta-feira (08), em frente a lanchonete do Bony, as margens da BR 1...
-
A polícia informou também que, em Toritama, um corpo carbonizado foi achado no Loteamento Coqueiral. A vítima, que ainda não foi identifi...
-
Foram detidos na manhã deste sábado (9) os suspeitos de particiação nos assassinatos de pai e filho - 7 e 36 anos - em Toritama, no Agres...
Atualizados
-
Prudêncio: Nota de reconhecimento - A Associação dos Lojistas do Parque das Feiras de Toritama vem por meio desta, parabenizar sua excelência o Prefeito do Município Edilson Tavares, através...Há um dia
-
Diogo Moraes e Lero se reúnem com governador Paulo Câmara e garantem melhorias para hospital municipal - O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) recebeu, nesta terça-feira, a visita do prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero (PR), acompanhado da secret...Há 5 dias
-
DESMANCHE DE MOTOCICLETAS É ENCONTRADO POR PATRULHEIROS - Um desmanche clandestino de motocicletas acabou sendo descoberto por patrulheiros lotados na Guarda Civil Municipal (GCM), no Sítio Camarinhas, Brejo da ...Há 6 dias
-
Eletrobras será privatizada na época da eleição - Maria Cristina Frias - Folha de S.Paulo Uma das maiores operações do gênero na história do país, a privatização da Eletrobras vai ocorrer entre setembro e...Há 2 semanas
-
Homem é morto na Av. dos Tropeiros no Jardim Amazonas na tarde deste sábado - Um homem de 37 anos foi morto na tarde deste sábado (25), por volta das 14h20, na Avenida dos Tropeiros, no Jardim Amazonas, na Zona Norte de Petrolina, n...Há 10 meses
-
É sério isso? somos reféns de quem afinal? - [image: Resultado de imagem para insegurança] Após a eleição, o mundo encantando exposto nos palanques desaparece junto com o clima de euforia e fanatismo,...Há um ano
-
VICE-PREFEITO DE SALOÁ MORRE APÓS QUEDA DE MOTO - [image: ZE ANTONIO SALOA AGRESTE VIOLENTO] Um acidente motociclístico na tarde desta terça-feira (9), matou o vice-prefeito do município de Saloá, no Agre...Há um ano