Fonte: blog do Adielson Galvão.
Policiais Federais lotados na Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE prenderam, ontem, quarta-feira, dia 04/08/2011, por volta das 13h, dois suspeitos de tráfico de drogas. A prisão ocorreu em virtude de investigações realizadas pela Polícia Federal e evoluíram dando conta de que haveria um repasse de certa quantidade de droga nas imediações do antigo terminal do Aeroporto Internacional dos Guararapes-PE. De posse dessas informações bem como das características físicas do suspeito foi montada duas equipes de policiais federais que se dirigiram para o local com vistas à localização e conseqüente prisão do possível envolvido com o tráfico. A operação teve seu desfecho final quando por volta das 12h, após vigilância no local os federais visualizaram a chegada de dois suspeitos que após longa conversa adentraram no veículo Ford Fiesta de cor cinza e placas DSF-0675-São Paulo/SP, momento em que foram abordados pelos federais e ao ser feita uma busca minuciosa no interior do veículo foi encontrado apenas uma pequena quantidade de maconha.
Na seqüência um dos abordados confessou que guardava em sua residência uma grande quantidade de pasta-base de cocaína e que o homem que estava em sua companhia havia ido ao seu encontro comprar 2 quilos do material entorpecente. Os policias dirigiram-se para a casa indicada em Candeias-Jaboatão e lá encontraram duas bolsas que estavam em cima de um berço de criança, a qual continham em seu interior 32 (trinta e dois) tabletes que totalizou um peso bruto de 15,8Kg (quinze quilos e oitocentos) gramas de pasta base de cocaína.
Após a descoberta da droga e terminado os trabalhos investigativos ambos receberam voz de prisão em flagrante foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e autuados por tráfico e associação e, caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 25 anos de reclusão. Após as praxes processuais foram submetidos a exame de corpo de delito e em seguida recambiados para o COTEL - Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficará a disposição da justiça.
Além da droga e do veículo também foram apreendidos 03 (três) aparelhos celulares e 01(uma) balança de precisão. Caso a pasta base transformada em crack em laboratórios clandestinos daria para se fazer aproximadamente 63.000(sessenta e três mil) pedras e grande parte da droga iria abastecer vários pontos de venda da região metropolitana do Recife-PE, principalmente Candeias-PE e Jaboatão dos Guararapes-PE.
Esta é a 16ª (décima-sexta) apreensão de drogas realizada pela Polícia Federal este ano (2011), até agora 32 pessoas (28 homens e 04 mulheres) foram presas por tráfico e a quantidade de droga apreendida é de 287,4Kg de pasta base de cocaína, 22,1Kg de crack e 517Kg de maconha, sem contar com as apreensões ocorridas no aeroporto dos Guararapes.
No ano passado (2010) 60 pessoas foram presas por tráfico, (49 homens e 11 mulheres) e a quantidade de material entorpecente apreendido foi de 83,9Kg de pasta base de cocaína, 43,9Kg de crack, 10,1Kg de cocaína, 1,5 toneladas de maconha e 438 ampolas de lança perfume.