5 de janeiro de 2012

Segurança dos presídios é reforçada por novos agentes penitenciários

agentes

O Auditório Tabocas, no Centro de Convenções, ficou lotado nessa quarta-feira (04), durante o evento realizado Secretaria Executiva de Ressocialização - Seres, para recepcionar 494 agentes de segurança penitenciária - ASP nomeados pelo Estado no mês passado, após aprovação em concurso público. A posse dos servidores públicos representa um acréscimo de 60% no número ASP, tendo em vista, que antes da nomeação eram apenas 800 profissionais atuando nas 18 unidades prisionais do estado.

 Os agentes penitenciário foram recebidos pelo secretário de Ressocialização, Romero Ribeiro, representando o governador Eduardo Campos e a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes.  Além dele, estiveram presentes todos os superintendentes e gerentes da Seres, além dos diretores das unidades prisionais e familiares dos ASP.

Na oportunidade, Romero Ribeiro enfatizou a importância do diálogo estabelecido entre o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e o Governo do Estado no processo da nomeação. Ele explicou ainda a forma como a Seres é gerida, seguindo o modelo de gestão implantado pelo governador Eduardo Campos, resultante no momento de destaque que  Pernambuco atravessa no cenário nacional. “A nossa gestão é voltada a buscar metas e resultados. Todos na Seres sabem das suas responsabilidades e são cobrados. Trabalhamos com a hierarquia funcional, mas não com a hierarquia de conhecimento”, explicou Ribeiro.

O Presídio Professor Aníbal Bruno vai receber 300 destes profissionais. Os demais serão distribuídos nas seguintes unidades carcerárias: Colônias Penais Femininas do Recife e de Abreu e Lima, Penitenciárias Agroindustrial São João e Barreto Campelo, Presídio de Igarassu, Cotel e Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico.

Nos primeiros dias os ASP serão instruídos nas áreas administrativas, técnicas e operacional. A partir do dia 10 deste mês, eles iniciarão os plantões de 24 horas. Com isso, a segurança interna dos presídios, principalmente a portaria e os pavilhões será reforçada. Além disso, os agentes são responsáveis pelo controle, disciplina e assistência dos reeducandos.

0 comentários:

Postar um comentário