7 de julho de 2012
Uniagreste 2012: Empresários buscam capacitar seus colaboradores
23:11 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
A segunda edição do Uniagreste está batendo recordes de inscrições para os cursos de férias. O projeto é realizado pelo SENAI e CDL Santa Cruz do Capibaribe, e tem apoio de outras entidades como ASCAP, Moda Center, SEBRAE, CESAC, ASCONT e da empresa Tintas Quimilson. Estão sendo oferecidos cursos em todas as áreas e vão acontecer de 16 a 27 de julho, na Capital das Confecções.
Empresários como o senhor Adolfo, da empresa Adolfo Auto Peças, veio pessoalmente fazer a inscrição para quatro de seus colaboradores, e de acordo com ele é de suma importância estes cursos para aperfeiçoar os seus funcionários.
E você que deseja fazer a sua inscrição, ainda há tempo. Basta você acessar o link abaixo ou vir pessoalmente até a sede da CDL para realizar a inscrição e efetuar o pagamento.
Atenciosamente,
Betto Aragão
Assessoria de Comunicação da CDL
(: (81) 9984-6855
(81) 9134-7131
Twitter: @bettoaragao
È de Surubim o Primeiro candidato do Brasil a colocar o site de Campanha no ar
18:48 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Nem José Serra, nem Fernando Haddad ou qualquer outro grande nome da política brasileira.
Exatamente as 00:02 minutos do dia 06 de Julho com o inicio da Campanha eleitoral o candidato a vereador do PTN de Surubim, Melqui, saiu na frente e foi o primeiro candidato brasileiro a colocar o site de campanha no ar.
No endereço www.votemelqui.com.br é possível conferir as principais propostas do candidato, bem como, interagir com ele através das redes socais.
Melqui é candidato a vereador pela primeira vez, e se tornou conhecido por realizar obras sociais no lixão de Surubim. Sua vida pública começou em 2008 apresentando o programa "A Voz do Povo" na Rádio Tambor FM em Vertente do Lério.
Hoje ele é Vice presidente do partido Trabalhista Nacional em Surubim e é Pastor Licenciado da Igreja Maranata.
Delegado Osvaldo Morais é o novo Chefe de Polícia Civil de Pernambuco
18:44 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
O novo Chefe de Polícia Civil delegado Osvaldo de Almeida Morais Júnior tomou posse no cargo nesta sexta-feira (06), em solenidade presidida pelo governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas. A cerimônia foi bastante prestigiada por secretários de estado, deputados, vereadores e autoridades ligadas ao Poder Judiciário. Dezenas de policiais civis e militares compareceram ao evento que também empossou o novo comandante da Polícia Militar, coronel Luis Aureliano.
Osvaldo Morais, então diretor geral de operações da corporação, assume o lugar do antigo chefe de polícia, delegado Manoel Carneiro Soares Cardoso, exonerado do cargo para presidir o Instituto de Recursos Humanos (IRH) dos servidores do Estado. Já Luis Aureliano comandava o policiamento do território Agreste-1, área que abrange o município de Caruaru e cidades vizinhas. Ele vai para o lugar do cel. Tavares Lira, que deixa o cargo de comandante para assumir a vaga de assessor especial do governador.
Para Eduardo Campos, os dois novos gestores dos órgãos operativos do estado terão um grande desafio. “Eles têm a missão de renovar as ações do pacto para continuarmos a reduzir os índices de criminalidade em Pernambuco”, disse. Já o secretário de Defesa Social, Wilson Salles Damázio elogiou os trabalhos prestados pelos os antigos chefes das forças policiais. “Os dois deixam um legado de ações em prol da segurança pública. Sempre promoveram a integração entre os órgãos. É dever dos sucessores trabalharem para aumentar essa unidade”, explicou.
Em seu discurso, o novo chefe de Polícia Civil agradeceu ao governador pelo reconhecimento e oportunidade. Osvaldo Morais ressaltou ainda a evolução das corporações policiais a partir do plano estadual de segurança pública. “Na Polícia Civil percebemos a distinção entre duas polícias. Uma antes e outra depois do lançamento do PPV. Investimentos em recursos humanos e materiais modernizaram a nossa corporação que hoje tem o melhor índice no Brasil de operações de repressão qualificada, provando primeiro para depois realizar a prisão”, concluiu.
Ao final das posses, o governador anunciou um pacote de decretos e projetos de lei com a intenção de proporcionar uma nova dinâmica ao Pacto Pela Vida. Entre as medidas apresentadas, está o aumento nos valores das jornadas extras, os conhecidos “PJES”. Delegados vão receber a partir da aprovação do projeto o valor de R$ 270 por um plantão de 12 horas. Já os valores dos agentes e escrivães serão reajustados para R$ 180, pelo mesmo plantão de 12 horas. As medidas também compreendem a ampliação no número de gratificações, além de mudanças nas estruturas dos órgãos de segurança pública do estado.
Compesa premia clientes que pagam conta de água em dia
17:59 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
A Compesa premiou na manhã da quinta-feira(5), 35 clientes adimplentes sorteados na Região Metropolitana do Recife de um total de 180 contemplados em todo Estado. A entrega dos prêmios foi realizada no auditório da sede da companhia, em Santo Amaro.
Já foram entregues 105 prêmios, entre geladeiras, DVDs e TVs de LCD de 26 polegadas em vários municípios. Ainda restam 75 clientes para receber os eletrodomésticos. Eles foram notificados por carta registrada e poderão retirar o prêmio no endereço indicado na correspondência até o próximo dia 30.
Somente na quinta-feira, foram entregues 17 refrigeradores e 18 televisores de LCD 26 polegadas. Foram premiados clientes do Recife, de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu e São Lourenço da Mata.
O diretor Comercial da Compesa, Décio Padilha, prestigiou o evento e afirmou que esta é uma iniciativa inédita em 40 anos de existência da companhia. “Historicamente a Compesa sempre deu desconto para recuperar aquele que estava inadimplente, enquanto que o cliente que estava em dia não era reconhecido. Com essa premiação, mudamos essa forma de pensar e agir".
Com sorriso no rosto, a professora Maria Anunciada não escondeu a alegria de ter sido premiada. Ela já sabe o que vai fazer com o refrigerador que ganhou. “Fiquei muito contente. Vou dar de presente para o meu filho, que vai casar”, declara.
Já o funcionário público Zenilson da Paz estava de férias quando recebeu a notícia da premiação. Ele demorou a acreditar que havia ganho uma TV de 26 polegadas. “Eu não esperava. Para mim foi uma surpresa. Pensei que fosse uma pegadinha”, fala sorrindo.
Segundo o diretor Décio Padilha, a campanha faz parte da política de valorização ao cliente adimplente. “Este é o nosso reconhecimento pelo cliente que cumpre sua responsabilidade de pagar a conta em dia”, diz. Só participaram do sorteio, feito automaticamente pelo sistema da Compesa, no último dia 30 de março, os consumidores que estavam com as contas de água pagas até a data do vencimento no período de agosto de 2011 a janeiro de 2012.
“Daqui para frente, iremos realizar novas promoções para incentivar os clientes que pagam em dia”, adiantou Décio Padilha.
COMANDANTE DO 10º BPM PALMARES, MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO RECIFE
13:13 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Tenente Coronel Cláudio. |
Um grave acidente terminou com a morte de dois oficiais da Polícia Militar por volta das 16h15 desta sexta-feira (06), no cruzamento da Avenida Abdias de Carvalho com a Rua Carlos Gomes. O comandante do 10º Batalhão da PM de Palmares, tenente coronel Cláudio Galdino, estava como major Aburanjy, do mesmo batalhão, na viatura 450063, uma S-10 de placas PEH-5619, conduzida por um cabo não identificado quando, ao tentar desviar de outro veículo, o motorista perdeu o controle da caminhonete e bateu em um poste. O cabo também se feriu e precisou de atendimentos médicos.
Foi socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde não divulgada. Os oficiais estavam indo para a cerimônia de troca de comando da Polícia Militar.
Muitos militares foram para o local saber mais detalhes do acidente e evitar o assédio da imprensa. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Medicina Legal (IML) estão no local fazendo as análises no carro e nos corpos. Devido ao acidente, o trânsito na Avenida Abdias de Carvalho foi bloqueado no sentido BR/Centro. O trânsito na área já está complicado.
Blog do Adielson Galvão
Nota de Esclarecimento - Polícia Militar - 3ªCIPM
13:05 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Solicito a divulgação por parte deste meio de comunicação sobre a inverdade que estar sendo divulgada entre os comerciantes e empresários na cidade de Santa Cruz do Capibaribe,
em que pessoas estão visitando-os ou ligando para os mesmos e solicitando ajuda financeira com o pretexto de ajudar na reforma e melhoria da sede da 3ª CIPM da Polícia Militar.
O Comando da 3ª CIPM, sob a responsabilidade do Sr Ten Cel PM João Bosco, orienta a todos que não cedam a tais especuladores e solicita também que liguem com urgência para a
Central de Operações da 3ªCIPM tão logo façam contato com estes SUPOSTOS oficiais e praças que tentam denegrir a imagem da Corporação, causando transtornos no relacionamento
já consolidado entre Polícia Militar, CDL, Poderes Constituídos e Sociedade Civil desta cidade.
1ºTen PM Sandro
Respondendo pelo comando do 1º Pelotão
policiamento lançado na área de Santa Cruz do Capibaribe
Telefones para contato: 81-3759-8200 / 3759-8201
Governador Eduardo Campos anuncia, Santa Cruz do Capibaribe com o 24º Batalhão e Toritama com CIPM.
09:52 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Um pacote de medidas com mais investimentos no Pacto pela Vida (PPV) foi anunciado nesta sexta-feira (06), pelo governador Eduardo Campos, durante solenidade de posse do novo Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Luís Aureliano, e do Chefe da Polícia Civil, o delegado Osvaldo Morais, no Palácio do Campo das Princesas. As medidas visam dar continuidade ao processo de valorização e operacionalização dos profissionais de segurança pública do estado.
O reforço dos efetivos das policiais e a ampliação das políticas de bonificação foram as grandes novidades. “Essas medidas valorizam quem está nas diversas instituições da Polícia no estado e traz mais gente para lutar conosco pela segurança pública”, disse Eduardo.
Na próxima semana, o Governo do Estado também encaminhará o Projeto de Lei que aumenta os valores do Programa de Jornada Extra (PJE), específico para as equipes do operacional. O valor pago para os praças será de R$ 120 por cada jornada. Delegados e policiais civis receberão R$ 270. Já agentes e escrivães terão R$ 180 de extra.
Para o secretário Wilson Damázio as medidas dão novo ânimo aos mais de 29 mil profissionais de segurança pública do estado. “Vamos fortalecer as instituições prestigiando, sempre, o nosso efetivo policial. É um reforço que inevitavelmente será sentido pela população, pois o que queremos é continuar avançando e conseguirmos atingir a meta de 12% ao final do ano”, disparou.
No mês de junho, o Pacto pela Vida atingiu a melhor taxa da série histórica de cinco anos em oito dos seus territórios. No Recife, foi registrada uma queda de 39,7% de Crime Violento Letal-Intencional (CVLI). Já o estado fechou o primeiro semestre de 2012 acumulando redução de 10% em homicídios, em relação ao mesmo período do ano passado.
Reforço nas polícias – De acordo com os decretos assinados hoje (06) fica determinado, de imediato, a nomeação de 50 médicos legistas para atender tanto a demanda do novo complexo da Polícia Científica, que será inaugurado em outubro, como para fortalecer os Institutos de Medicina Legal (IML).
Para a PM, está prevista para setembro a convocação de 1.612 novos PMs aprovados no último concurso público. Também em setembro haverá a abertura de 120 vagas para oficiais da PM e do Bombeiro, sendo 100 delas para a PM.
Já para soldados, será dada a oportunidade de ascender à vaga de cabo com a criação de mil novas vagas. Outros nove postos para coronel foram criados, além da vaga para coordenador da força tarefa do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
No âmbito da reestruturação organizacional, foi anunciado o desmembramento da Diretoria Geral de operações da PM e Civil em quatro novas diretorias, divididas por região de desenvolvimento.
Será criado ainda o 24° BPM na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e duas companhia da PM na RMR (Jaboatão e Paulista). Já no Interior serão quatro companhias da PM (Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus e Águas Belas, antes eram pelotão).
O Governo do Estado ainda ampliou as gratificações concedidas por mérito. Agora, 132 profissionais de equipes que trabalham na redução do Crime Violento Intencional-Letal (CVLI) e mais 320 integrantes do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) receberão a deferência. Baseada no cumprimento das metas do PPV, outra modificação será do Prêmio de Defesa Social, que ficava atrelado à meta global do estado e passa agora a levar em consideração o desenvolvimento local.
PERFIL - Os novos comandantes da Policia Militar e Civil possuem algo em comum, além da vontade de promover melhorias para as suas corporações. Eles têm 45 anos de idade e foram aprovados no mesmo certame para oficiais, realizado no ano de 1985.
O cel. Luís Aureliano substituirá o cel. Antônio Carlos Tavares Lira, que passa a ser Assessor Especial do Governador para a prevenção à criminalidade em todo o Interior do Estado. O novo comandante da PMPE já passou pela Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATUR), o Batalhão de Choque da Corporação e pelo Policiamento do Agreste I.
Já Osvaldo Morais assume o cargo no lugar do Delegado Especial Manoel Carneiro, que deixa a chefia da Polícia Civil para assumir a presidência do Instituto de Recursos Humanos da Secretaria de Administração – IRH/SAD.
No currículo do Delegado de Polícia da Classe Especial, estão os postos de Gerente do 12º Departamento Regional de Polícia, com sede em Floresta (de 1999 a 2004), Delegado de Repressão ao Narcotráfico (2004 a 2007), além de ter coordenado várias operações, a exemplo da Operação Paz nas Estradas (1999) e Operação Acauã (1999 a 2000).
6 de julho de 2012
Após assembleia, policiais civis não descartam a possibilidade de greve
07:38 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Do portal Folha de PE
Durante nova assembleia dos policiais civis, que aconteceu nesta quinta-feira (05), a categoria discutiu a possibilidade de entrar em estado de greve e consolidou o edital que será publicado, em breve. A publicação, segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Cláudio Marinho, será uma convocação à categoria, para que a classe, em massa, participe de outra assembleia onde será definida a data da paralisação.
Ainda segundo Cláudio Marinho, as negociações junto ao Governo do Estado não avançaram a contento da classe, que exige equiparação salarial ao 2º melhor piso do País, que é de R$ 4,5 mil, no estado de Sergipe. "Para chegar a este patamar aqui no Estado, o policial tem trabalhar 30 anos", revelou.
De acordo com a assessoria de Imprensa do Sinpol-PE, as reivindicações também abordam melhores condições de trabalho - com reformas nas delegacias, compra de material especializado e redução da carga horária de trabalho - e contratação de efetivo. "Atualmente, temos 50 médicos legistas para dar conta de todo o Estado. O Governo prometeu a contratação de mais 50 e até agora nada", disparou o presidente do Sinpol-PE.
De acordo com a assessoria de Imprensa do Sinpol-PE, as reivindicações também abordam melhores condições de trabalho - com reformas nas delegacias, compra de material especializado e redução da carga horária de trabalho - e contratação de efetivo. "Atualmente, temos 50 médicos legistas para dar conta de todo o Estado. O Governo prometeu a contratação de mais 50 e até agora nada", disparou o presidente do Sinpol-PE.
Propaganda eleitoral fica liberada a partir desta sexta para candidatos
07:27 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
A três meses de serem testados nas urnas, candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de todo o país iniciam nesta sexta-feira (6) a corrida nas ruas e na rede para garantir uma vaga nas eleições municipais. Na largada da propaganda eleitoral, os postulantes a cargos públicos estão autorizados a promover comícios, usar carros de som e tentar atrair os eleitores pela internet. A propaganda em programas de TV e rádio, entretanto, começa só em 21 de agosto.
Como nas últimas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vedou nas campanhas anúncios em outdoors, realização de showmícios e mesmo a participação de artistas com o objetivo de animar comícios e reuniões eleitorais.
No rol de proibições nas campanhas constam também práticas como a distribuição de brindes, cestas básicas e outros tipos de vantagens materiais aos eleitores. Da mesma forma, não será tolerado pela Justiça Eleitoral a colagem de propagandas eleitorais em bens públicos, como postes, viadutos, passarelas ou pontes. Quem descumprir a norma sentirá no bolso. As multas irão oscilar entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.
O acesso dos candidatos à web, que promete ser uma das vedetes da disputa de 7 de outubro, será limitado. O TSE editou uma resolução para definir o que será permitido no mundo virtual. Segundo as regras da Justiça, está liberada a publicação de sites para fins eleitorais, desde que o endereço eletrônico da página tenha sido informado aos cartórios eleitorais. Também está permitido o uso de e-mail, blogs e redes sociais, como Facebook e Twitter.
O acesso dos candidatos à web, que promete ser uma das vedetes da disputa de 7 de outubro, será limitado. O TSE editou uma resolução para definir o que será permitido no mundo virtual. Segundo as regras da Justiça, está liberada a publicação de sites para fins eleitorais, desde que o endereço eletrônico da página tenha sido informado aos cartórios eleitorais. Também está permitido o uso de e-mail, blogs e redes sociais, como Facebook e Twitter.
Propaganda no rádio e na televisãoOs políticos que concorrem a assentos em prefeituras e Câmara de Vereadores, por outro lado, estão proibidos de recorrer a qualquer espécie de propaganda eleitoral paga na internet. Anúncios em sites de empresas jornalísticas ou mesmo de entidades ou empresas podem causar multas aos candidatos.
E para proteger os internautas de avalanches de mensagens indesejadas, os chamados spams, o TSE determinou que os e-mails disparados pelos pretendentes a gestores públicos ou parlamentares disponibilizem mecanismos de descadastramento.
Quando o eleitor recorrer ao dispositivo, manifestando que não deseja mais receber as mensagens, os comitês eleitorais terão até 48 horas para retirar o internauta da lista de destinatários. Caso a ação não seja cumprida dentro do prazo, a Justiça poderá aplicar multa de R$ 100 por mensagem enviada ao eleitor insatisfeito.
E para proteger os internautas de avalanches de mensagens indesejadas, os chamados spams, o TSE determinou que os e-mails disparados pelos pretendentes a gestores públicos ou parlamentares disponibilizem mecanismos de descadastramento.
Quando o eleitor recorrer ao dispositivo, manifestando que não deseja mais receber as mensagens, os comitês eleitorais terão até 48 horas para retirar o internauta da lista de destinatários. Caso a ação não seja cumprida dentro do prazo, a Justiça poderá aplicar multa de R$ 100 por mensagem enviada ao eleitor insatisfeito.
Ponto alto das campanhas políticas, a transmissão da propaganda eleitoral no rádio e na TV será deflagrada somente em 21 de agosto. Neste ano, os programas dos candidatos se estenderão até 4 de outubro, três dias antes da votação.
Já nos municípios onde houver a necessidade de segundo turno, a rodada adicional de propaganda gratuita deverá começar no máximo em 13 de outubro, encerrando-se no dia 26 do mesmo mês.
A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito e vice-prefeito no rádio será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Os programas televisivos, contudo, serão exibidos das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.
Para os postulantes a cadeiras de vereador, a grade eleitoral será transmitida às terças, quintas-feiras e sábados, nos mesmos horários.
G1 PE
Já nos municípios onde houver a necessidade de segundo turno, a rodada adicional de propaganda gratuita deverá começar no máximo em 13 de outubro, encerrando-se no dia 26 do mesmo mês.
A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito e vice-prefeito no rádio será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Os programas televisivos, contudo, serão exibidos das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.
Para os postulantes a cadeiras de vereador, a grade eleitoral será transmitida às terças, quintas-feiras e sábados, nos mesmos horários.
G1 PE
5 de julho de 2012
Governo de PE anuncia mudanças no comando nas polícias Civil e Militar
06:47 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Do G1 PE
O governo do estado anunciou, nesta quarta-feira (4), a saída do comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Tavares Lira. Ele será substituído pelo coronel Luiz Aureliano, atualmente no comando regional da PM em Caruaru. O delegado Manoel Carneiro também deixa a chefia de Polícia Civil. Ele será substituído pelo delegado Osvaldo Moraes, atual diretor geral de Operações da Polícia Civil.
O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, explicou o motivo das mudanças na chefia da Polícia Civil e no comando da PM. “É uma mudança de rotina. Essa mudança é sempre esperada dentro desse espírito de renovação que norteia o Pacto pela Vida. As substituições estão sendo feitas dentro da maior normalidade, sem nenhum estresse. A gente prioriza muito a meritocracia, aqueles novos talentos que estão surgindo dentro das suas respectivas corporações. E por outro lado, conhecemos e agradecemos também aqueles que nesses últimos cinco anos têm se irmanado conosco no sentido de manter viva essa chama do Pacto pela Vida”, contou.
De acordo com Damázio, o governo do estado reconhece as ações dos comandantes em prol da política do Pacto pela Vida e os convidou para continuar no governo. “O doutor Manoel [ficará] à frente do IRH, que é o Instituto de Recursos Humanos, e o comandante Tavares Lira como assessor especial do governador para a prevenção à criminalidade em todo o interior do estado, dividindo essa responsabilidade com o coronel Zé Lopes, que hoje trabalha na capital e na Região Metropolitana”, informou.
Rands anuncia desfiliação do PT e saída de cargos públicos
06:33 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Do G1 PE
O deputado federal Maurício Rands informou nesta quarta-feira (4), por meio de uma carta, a desfiliação dele do Partido dos Trabalhadores (PT). No documento, ele também diz que devolverá o mandato de deputado federal ao partido e anuncia o afastamento definitivo do cargo de secretário de governo do estado.
Maurício Rands fez uma crítica ao PT e alegou que tomou a decisão depois que a direção nacional do partido determinou a retirada da candidatura dele e a do prefeito João da Costa à Prefeitura do Recife, anulando as prévias na cidade. “Depois da decisão da direção nacional do PT, impondo autoritariamente a retirada à minha candidatura e à do atual prefeito, recolhi-me à reflexão. Concluí que esgotei por inteiro minha motivação e a razão para continuar lutando por uma renovação no PT”, comentou Rands na carta.
O presidente estadual do PT em Pernambuco, deputado Pedro Eugênio, disse que lamenta muito a saída de Mauricio Rands do partido, mas que ele tem o direito de seguir o próprio caminho político.
Rands informou que, após a confusão nas prévias do partido, as divergências de métodos e práticas ficaram mais claras e insuperáveis. Ele critica a atitude autoritária da direção nacional do PT. “Na luta pela renovação do partido, no Recife e em outros lugares, infelizmente, têm prevalecido posições da direção nacional, adotadas autoritária e burocraticamente, distantes da realidade dos militantes na base partidária”, explicou no documento.
O deputado disse que a falta de diálogo com a militância no Recife e a ruptura provocada após a decisão da direção nacional provocaram a saída dele da vida de militante partidário. “Ignoraram que existiam alternativas, procedimentais e de quadros, dentro do partido, que unificariam a frente em torno de uma candidatura do PT”, comenta.
Por fim, o deputado fez elogios a Geraldo Júlio, do PSB, e anunciou que vai apoiar o candidato da Frente Popular para prefeito do Recife. “Trabalhei diretamente com Geraldo Júlio e sou testemunha de como ele foi central para o sucesso do governo Eduardo Campos. Acredito que Geraldo Júlio é o quadro mais preparado para atualizar e aperfeiçoar a gestão municipal do Recife”, explicou no texto. Rands ainda declara: “Saio da vida pública e da política partidária para exercer ainda mais plenamente a cidadania”.
Confira, na íntegra, a carta enviada por Maurício Rands:
Carta ao Povo de Pernambuco
Venho aqui me comunicar diretamente com meus eleitores, companheiros, amigos e com o povo de Pernambuco, em especial com os militantes do Partido dos Trabalhadores - PT, que compartilharam comigo tantas lutas pela democracia e pela construção de uma sociedade melhor.
Nas prévias internas de definição do candidato do PT e da Frente Popular, durante dois meses, participei de intenso debate sobre o Recife e a vida partidária. Interagi com os militantes, na compreensão conjunta de que a melhoria da condição de vida na cidade é um processo de construção coletiva no qual o partido tem grande responsabilidade em servir de exemplo na demonstração de práticas democráticas. Testemunhei todo o engajamento desprendido e consciente de milhares de pessoas nesse nobre debate. Destes militantes, levarei para sempre as melhores memórias e a eles sou profundamente grato.
Depois da decisão da direção nacional do PT, impondo autoritariamente a retirada à minha candidatura e à do atual prefeito, recolhi-me à reflexão. Ponderei sobre o processo das prévias e sobre o momento político mais geral. Concluí que esgotei por inteiro minha motivação e a razão para continuar lutando por uma renovação no PT. Percebi terem sido infrutíferas e sem perspectivas minhas tentativas de afirmar a compreensão de que o 'como fazer' é tão importante quanto os resultados.
As diferenças de métodos e práticas, aliás, já vinham sendo por mim amadurecidas e acumuladas há algum tempo. Todavia, este processo recente fez com que as divergências ficassem mais claras e insuperáveis. Na luta pela renovação do partido, no Recife e em outros lugares, infelizmente, têm prevalecido posições da direção nacional, adotadas autoritária e burocraticamente, distantes da realidade dos militantes na base partidária.
No debate das prévias, minha candidatura buscou construir uma legítima renovação por dentro do PT e da Frente Popular. Mas lutamos, também, para renovar os procedimentos com o objetivo de reforçar as práticas democráticas. Porém, setores dominantes da direção nacional do PT já tinham outro roteiro que não o debate democrático com a militância do PT no Recife e a sua deliberação. Ou seja, cometeram o grave equívoco de ter a pretensão de impor, a partir de São Paulo, um candidato à Frente Popular e ao povo do Recife.
Por não terem dialogado com a militância do PT no Recife, muito menos com a Frente Popular, ignoraram que existiam alternativas, procedimentais e de quadros, dentro do partido, que unificariam a frente em torno de uma candidatura do PT. Com a decisão da direção nacional do PT, lamentavelmente, esta unidade resultou rompida. Diante da minha discordância com essa ruptura provocada pela direção nacional do partido, concluí que cheguei ao fim de um ciclo na minha vida de militante partidário.
É nesse quadro que comunico aqui três decisões tomadas por mim. Primeiro, a minha desfiliação do PT. Segundo, a devolução do mandato de Deputado Federal ao partido. E, por último, meu afastamento definitivo do cargo de Secretário do Governo Eduardo Campos.
Existiram diversas razões que me levaram a este caminho. A mais crucial dá-se no nível da minha consciência. Sempre agi, na vida e na política, com o maior rigor entre o que penso e o que faço. Sempre cumpri os deveres da minha consciência.
Defendi nos debates partidários a renovação do modo petista de governar e a implantação de um novo modelo de gestão no Recife. Modelo capaz de aprofundar nossa concepção de democracia participativa e especialmente de trazer para a cidade métodos e ações que o Governo Eduardo Campos vem praticando de maneira exemplar e com reconhecimento inclusive internacional, mas que a administração do Recife não conseguiu implantar.
Minha experiência como Secretário do Governador Eduardo Campos foi fundamental para entender a importância da política do fazer, com formas competentes e inovadoras de gerir os recursos públicos, atrair investimentos privados e promover a inclusão social.
Ainda nos debates das prévias, defendi a renovação das práticas e dos quadros partidários, bem como a melhoria da articulação política do governo municipal com o parlamento, os partidos da base e a sociedade civil organizada. Nesses 32 anos de militância, dediquei grande parte de minha vida a fortalecer o campo democrático-popular, lutando para aumentar a participação e consciência política do nosso povo.
Amadureci as decisões que acabo de tomar com base em fatos altamente relevantes que impactaram minha consciência de cidadão. Entre estes, a opção da quase totalidade da Frente Popular pela indicação de Geraldo Júlio como candidato a Prefeito do Recife. Trabalhei diretamente com Geraldo Júlio e sou testemunha de como ele foi central para o sucesso do Governo Eduardo Campos. Acredito que Geraldo Júlio é o quadro mais preparado para atualizar e aperfeiçoar a gestão municipal do Recife. Implantando na cidade o que o Governador Eduardo Campos está fazendo em Pernambuco, ele vai melhorar concretamente a vida do povo do Recife.
Estou consciente de que o nosso povo vai entender o significado da escolha de um novo quadro para transformar as práticas político-administrativas na cidade. Geraldo Júlio vai representar a renovação dentro de uma frente política que - espero - seja mantida, mesmo com o lançamento de duas candidaturas no seu campo.
Como esta posição tem graves implicações para minha vida partidária, decidi que devo sair do PT e, com dignidade, devolver meu mandato ao partido. E como gesto concreto de que não se trata de um jogo menor, de barganha por espaços de poder, decidi também sair definitivamente do Governo Eduardo Campos. Esse é o custo, sem dúvida elevado, de ser fiel à minha consciência cidadã. Saio da vida pública e da política partidária para exercer ainda mais plenamente a cidadania.
Recife, 03 de julho de 2012
Maurício Rands4 de julho de 2012
Medida Provisória aprovada - Municípios atingidos pela seca
23:50 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Aprovamos no plenário da Câmara dos Deputados a “Medida Provisória 566/12, que abre crédito extraordinário, em favor dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional, no valor global de R$ 706.400.000,00, para os fins que especifica”.
A MP é para atender municípios atingidos pela seca. No Ministério da Integração Nacional o recurso será para realizar ações direcionadas ao abastecimento de água para consumo e a recuperação de 2,4 mil poços públicos. O Ministério do Desenvolvimento Agrário utilizará o recurso para pagar a “Bolsa Estiagem” aos agricultores familiares que tenham renda mensal de até dois salários mínimos e para os agricultores que aderiram ao Programa Garantia-Safra e perderam a safra 2011/2012.
A matéria foi enviada ao Senado.
Paulo Rubem emite nota e volta a criticar José Queiroz
23:46 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Na reunião da Comissão Executiva Nacional do PDT, ocorrida ontem, convocada entre outros assuntos, para debater a questão do Recife, historiamos a construção da candidatura própria e expusemos toda a documentação comprobatória das fraudes ocorridas na convenção, pedindo a anulação da mesma. Na defesa da convenção o Presidente Estadual do PDT tratou essas questões como “questões formais” e sugeriu que o debate fosse conduzido pelo âmbito político.
A partir dessa configuração o Presidente Estadual do PDT-PE, pediu a palavra e afirmou que a decisão pela candidatura própria seria uma desmoralização de sua pessoa pois já teria dado a palavra ao Governador do Estado do apoio do PDT ao candidato do PSB.
Em função desse impasse a reunião foi suspensa para que se retomasse o debate e a configuração final de votos na manhã dessa quarta-feira. Ainda ontem, na reunião da Executiva, o Senador Cristovam Buarque e o Deputado André Figueiredo fizeram apelos ao Presidente Estadual de PE por uma ação unitária, com nomes de consenso na condução do processo, para que o partido se fortalecesse com a candidatura própria, sem vencidos nem vencedores, orientação rejeitada pelo Presidente Estadual. O Senador Cristovam em seguida, insistiu, o convidou pessoalmente para ser o condutor do processo. O Presidente Estadual, mais uma vez, se negou a aceitar a sugestão do Senador.
Para nossa surpresa, fui informado agora cedo pelo Presidente Carlos Lupi que, pelo motivo abaixo indicado, tendo apelado a todos da executiva nacional presentes à reunião de ontem, não aprovará a tese da candidatura própria para não “desmoralizar” o Presidente Estadual José Queiroz, reconhecendo que poderia intervir no Recife, mas que não o faria pelo mesmo motivo, que não haveria coleta de votos por email conforme definido e veiculado ao final da reunião de ontem.
Disse ainda que a nota contra a candidatura própria seria pautada pela negativa ao nosso recurso, pauta que não foi apreciada no mérito em momento algum, prevalecendo o debate político e eleitoral. Afinal contra a fraude não houve e nem há argumentos contrários.
Frente a essa manifestação, expresso minha tranquilidade. Não perco nada nesse processo. Quem perdeu foi o PDT do Recife. Com firmeza e serenidade ofereci ao partido minha disposição de luta. Estou sendo retirado da campanha por uma chantagem e pela preferência do Presidente Lupi por laços de amizade e não por teses a favor do partido. Lupi se rendeu a uma chantagem e não a uma tese política, escolheu o lado do papel subalterno para o PDT, do amordaçamento da voz do partido nessas eleições em Recife. Vivo fosse, Brizola morreria de vergonha. Estou, sempre estive, do outro lado. Sigo na defesa do partido. Considero correta a tese nacional aprovada em Resolução, única possibilidade clara e concreta do PDT sair da condição de, quase eterno, coadjuvante nas disputas, sem voz e sem voto.
Apresentamos uma chance verdadeira de sermos alternativa ao fogo cruzado que se anuncia entre PT e PSB, antecipando-se, já, a disputa de 2014. Mostramos um caminho capaz de mobilizar a juventude em cima das bandeiras da educação, a partir de nossa vitória pelos 10% do PIB para seu financiamento, da cultura, na qual fui autor do Plano Nacional de Cultura, Relator do Vale-Cultura e do Sistema Nacional de Cultura, do Desenvolvimento Sustentável, tema no qual sou autor da proposta de Emenda Constitucional para o Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano, enfim, da ética na política, fundador que fui da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, único parlamentar pernambucano signatário do Projeto de Lei da Ficha Limpa e autor de diversos projetos nessa área.
A partir desse episódio passo a defender com mais ênfase ainda a realização de eleições diretas para as direções do PDT e a realização de convenções imediatas para a construção de diretórios em todas as instâncias. Basta de dirigentes eternos e presidentes provisórios.
Agradeço o apoio de todos que se manifestaram pela candidatura própria, que me enviaram mensagens de força, fé, solidariedade e esperança. Não saio da disputa, repito, estou sendo tirado pela prevalência de uma chantagem a favor de quem “empenhou” a palavra, deixando de ser um protagonista por inteiro com aliados para ser 1/16 de uma coligação, independente de qual seja, sabendo que havia instância superior partidária, com amparo regimental, sobre sua decisão pessoal.
Brasília, 4 de julho de 2012
Paulo Rubem Santiago
Dep.Federal PDT-PE
DOR E COMOÇÃO MARCAM OS SEPULTAMENTOS DAS VÍTIMAS ASSASSINADAS PELO “MONSTRO DE LAJES” EM CARUARU
13:37 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
A tarde desta terça-feira (03), foi marcada pela dor e desespero dos parentes das vítimas que foram assassinadas na noite deste domingo (01) na vila Lajes, zona rural de Caruaru. Foram sepultados os corpos de: Gerônimo José do Nascimento, o conhecido Deda de Augustinho de 62 anos e dos filhos Fábio Junior do Nascimento, de 31 anos e Luzia Maria do Nascimento, de 39.
Uma multidão compareceu no velório e acompanhou o cortejo, que devido ao grande número de pessoas, a polícia teve que interditar os dois sentidos da rodovia BR 104.
Os corpos foram sepultados por volta das 4:h da tarde, sob muita comoção e revolta dos moradores da localidade, que ficaram perplexos diante da tragédia que foi provocada pelo mototaxista, Wilson Vieira da Silva, o conhecido Wilson Cego, de 27 anos, que matou as vítimas após se desentender com a ex-companheira, Wisverlayne Maria do Nascimento Vieira, de 21 anos, filha de “Deda de Agostinho” e irmã das outras vítimas mortas pelo algoz.
Ainda nesta tarde, as polícias Civil e Militar, apresentaram na 2ª Delegacia de Caruaru, o assassino preso na noite desta segunda-feira em Bezerros, que confessou o crime e se disse arrependido, segundo ele só lembra de ter atirado no ex-sogro.
O delegado que investiga o caso, Dr. Leonardo Gama, informou que o assassino foi autuado em flagrante pelos 3 homicídios qualificados, pela tentativa de dois assassinatos, já que ele também tentou matar outro ex-cunhado e atirou na ex-sogra que permanece internada no Hospital da Restauração e por roubo, pois ele assaltou uma igreja evangélica e uma lanchonete.
Tenente Guipson que comandou a prisão, Tenente Coronel Givanildo Santos comandante do 4 BPM, delegado Leonardo Gama responsável pelo casso e delegado Erick Lessa gestor do GPA1.
|
O assassino disse estar arrependido e que se acha um monstro. |
O delegado Leonardo Gama, informou que o inquérito está praticamente concuído. |
3 de julho de 2012
Ensino a distancia uma realidade em nossa cidade
19:29 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Em Santa Cruz do Capibaribe o ensino à distância já está consolidado através da CECap (Centro de Ensino Capibaribe) que abriga a Unopar (Universidade Norte o Paraná), com confortáveis instlações e bem localizado.
O polo Unopar Santa Cruz tem atraído um grande numero de pessoas que busca no ensino superior uma via de acesso para o mercado de trabalho.
As aulas dos diversos cursos são ministradas sempre no período noturno com professores do Polo central direto de Londrina no Paraná, essas aulas são transmitidas através do sistema video conferência e com a presença de um profissional da área para auxiliar os alunos e tirar duvidas.
Os questionamentos mais complexos são repassados para os professores de Londrina via chat e os esclarecimentos vêm via satélite.
Para quem quer ter fazer um curso superior, a oportunidade está bem perto, cursos de graduação em Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Letras, História e Serviço Social, reconhecidos pelo MEC, flexibilidade na frequência, mensalidades acessíveis a todas as pessoas e horários pela noite uma vez por semana, pois Santa cruz é uma cidade atípica, onde maioria dos habitantes trabalha durante o dia.
O CECap está localizado na Av. Padre Zuzinha 231 - Centro, próximo a Prefeitura. Fone: (81) 3731-3822 .
Cinquentinha, mais uma vez, na mira do Estado
11:43 | Postado Por Carlos Henrique
Carlos Henrique |
Editar postagem
Do JC Jornal D o Comercio
Em mais uma tentativa de diminuir os acidentes envolvendo motos de 50 cilindradas, as chamadas cinquentinhas, o governo do Estado fechou ainda mais o cerco aos condutores desse tipo de veículo. Desde segunda (2), quem estiver conduzindo essas motos sem capacete ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá o veículo apreendido e levado para o depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).
Antes, bastava que outra pessoa habilitada e de capacete fosse indicada pelo motorista flagrado para liberar a cinquentinha. Com a nova medida, decidida ontem durante reunião do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, o proprietário que quiser recuperar o veículo precisará desembolsar, pelo menos, R$ 70 pelo guincho e por uma diária do depósito.
O coordenador do comitê, o médico João Veiga, explicou que as motos também serão inspecionadas para verificar se tiveram a cilindragem alterada. “Verificamos que houve um aumento de acidentes com esse tipo de veículo. E na maioria dos casos são crianças com 14 anos ou menos que estão pilotando. Também registramos muitos casos em que logo após a liberação da moto, o condutor sem CNH e capacete pegava o veículo de novo. Agora isso não vai acontecer mais”, destacou.
Segundo Veiga, como uma liminar da Justiça impede que esses veículos sejam notificados pela placa, a notificação será pelo chassi. “Muitos proprietários de cinquentinhas estão alterando a cilindragem de 49 para 99. Isso é perigoso, pois registramos acidentes com esses veículos chegando a 100 quilômetros por hora. Se a alteração for confirmada, o caso será encaminhado à delegacia”, explicou.
O médico ressaltou que também foi percebido um aumento no número de acidentes em que crianças e adolescentes conduziam cinquentinhas. De acordo com ele, de 35 colisões envolvendo motos 50 cilindradas no mês de março, mais da metade das vítimas tinha 14 anos ou menos.
O coordenador do comitê afirmou que vai solicitar o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife e dos órgãos municipais de trânsito de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.
Em outubro do ano passado, uma decisão do desembargador José Ivo de Paula Guimarães, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou que o Detran não pode registrar, licenciar nem fiscalizar os condutores das cinquentinhas, devido à ausência de uma lei municipal específica. A decisão do magistrado atendeu a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores de Moto, Motoqueiros e Motoboys, no primeiro semestre de 2010.
Em mais uma tentativa de diminuir os acidentes envolvendo motos de 50 cilindradas, as chamadas cinquentinhas, o governo do Estado fechou ainda mais o cerco aos condutores desse tipo de veículo. Desde segunda (2), quem estiver conduzindo essas motos sem capacete ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá o veículo apreendido e levado para o depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).
Antes, bastava que outra pessoa habilitada e de capacete fosse indicada pelo motorista flagrado para liberar a cinquentinha. Com a nova medida, decidida ontem durante reunião do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, o proprietário que quiser recuperar o veículo precisará desembolsar, pelo menos, R$ 70 pelo guincho e por uma diária do depósito.
O coordenador do comitê, o médico João Veiga, explicou que as motos também serão inspecionadas para verificar se tiveram a cilindragem alterada. “Verificamos que houve um aumento de acidentes com esse tipo de veículo. E na maioria dos casos são crianças com 14 anos ou menos que estão pilotando. Também registramos muitos casos em que logo após a liberação da moto, o condutor sem CNH e capacete pegava o veículo de novo. Agora isso não vai acontecer mais”, destacou.
Segundo Veiga, como uma liminar da Justiça impede que esses veículos sejam notificados pela placa, a notificação será pelo chassi. “Muitos proprietários de cinquentinhas estão alterando a cilindragem de 49 para 99. Isso é perigoso, pois registramos acidentes com esses veículos chegando a 100 quilômetros por hora. Se a alteração for confirmada, o caso será encaminhado à delegacia”, explicou.
O médico ressaltou que também foi percebido um aumento no número de acidentes em que crianças e adolescentes conduziam cinquentinhas. De acordo com ele, de 35 colisões envolvendo motos 50 cilindradas no mês de março, mais da metade das vítimas tinha 14 anos ou menos.
O coordenador do comitê afirmou que vai solicitar o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife e dos órgãos municipais de trânsito de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.
Em outubro do ano passado, uma decisão do desembargador José Ivo de Paula Guimarães, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou que o Detran não pode registrar, licenciar nem fiscalizar os condutores das cinquentinhas, devido à ausência de uma lei municipal específica. A decisão do magistrado atendeu a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores de Moto, Motoqueiros e Motoboys, no primeiro semestre de 2010.
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens populares
-
Neste sábado (09), uma tragédia familiar que chocou a cidade de Toritama está ganhando contornos ainda mais brutais. De acordo com as ...
-
Um duplo assassinato ocorrido por volta das 8 horas da manhã desta sexta-feira (08), em frente a lanchonete do Bony, as margens da BR 1...
-
A polícia informou também que, em Toritama, um corpo carbonizado foi achado no Loteamento Coqueiral. A vítima, que ainda não foi identifi...
-
Foram detidos na manhã deste sábado (9) os suspeitos de particiação nos assassinatos de pai e filho - 7 e 36 anos - em Toritama, no Agres...
Atualizados
-
Prudêncio: Nota de reconhecimento - A Associação dos Lojistas do Parque das Feiras de Toritama vem por meio desta, parabenizar sua excelência o Prefeito do Município Edilson Tavares, através...Há um dia
-
Diogo Moraes e Lero se reúnem com governador Paulo Câmara e garantem melhorias para hospital municipal - O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) recebeu, nesta terça-feira, a visita do prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero (PR), acompanhado da secret...Há 5 dias
-
DESMANCHE DE MOTOCICLETAS É ENCONTRADO POR PATRULHEIROS - Um desmanche clandestino de motocicletas acabou sendo descoberto por patrulheiros lotados na Guarda Civil Municipal (GCM), no Sítio Camarinhas, Brejo da ...Há 6 dias
-
Eletrobras será privatizada na época da eleição - Maria Cristina Frias - Folha de S.Paulo Uma das maiores operações do gênero na história do país, a privatização da Eletrobras vai ocorrer entre setembro e...Há 2 semanas
-
Homem é morto na Av. dos Tropeiros no Jardim Amazonas na tarde deste sábado - Um homem de 37 anos foi morto na tarde deste sábado (25), por volta das 14h20, na Avenida dos Tropeiros, no Jardim Amazonas, na Zona Norte de Petrolina, n...Há 10 meses
-
É sério isso? somos reféns de quem afinal? - [image: Resultado de imagem para insegurança] Após a eleição, o mundo encantando exposto nos palanques desaparece junto com o clima de euforia e fanatismo,...Há um ano
-
VICE-PREFEITO DE SALOÁ MORRE APÓS QUEDA DE MOTO - [image: ZE ANTONIO SALOA AGRESTE VIOLENTO] Um acidente motociclístico na tarde desta terça-feira (9), matou o vice-prefeito do município de Saloá, no Agre...Há um ano