Advertisement

21 de dezembro de 2017

LIXÃO DE TORITAMA SERÁ DESATIVADO

Após anos acumulando toneladas de lixo numa área no Sítio Mangas, às margens da BR-104 em Toritama, município localizado no Agreste pernambucano, será desativado o lixão de Toritama. Uma solenidade que acontecerá nesta sexta-feira (21) às 9 horas irá marcar o fim do lixão. Autoridades de Toritama, das cidades vizinhas afetadas pela poluição, bem como dirigentes de órgão ambientais foram convidadas para o ato. A desativação do lixão de Toritama significa o fim de vários transtornos como, queimadas, obstrução da BR-104 pela fumaça, exposição de toneladas de lixo a céu aberto, concentração de animais, sobretudo aves e ampla proliferação de moscas, além de condições sub-humanas de trabalho, inclusive exploração do trabalho infantil e a possibilidade de contaminação dos cursos hídricos afluentes ao Rio Capibaribe e também multas por crime ambiental penalizando os cofres município.

Os transtornos se estendem por vários quilômetros ao redor do lixão e afeta moradias de seis áreas povoadas, dentre elas, os sítios, Mangas, Caldas, Santa Maria, São João, ambos de Toritama e também a Vila do Socorro e o distrito de Pão de Açúcar pertencentes ao município de Taquaritinga do Norte.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Lima, o lixão de Toritama recebia por mês de mil a duas mil toneladas de resíduos. A área do lixão que é pertencente ao município mede aproximadamente 20 hectares. O secretário informou que após a desativação serão iniciados a limpeza e os estudos de recuperação da área degradada, a partir de um termo de referência. Segundo o secretário, possivelmente após os estudos de viabilidade, a área poderá se tornar um parque ambiental ou mesmo um distrito industrial.

Quanto aos catadores que trabalhavam no lixão, a Secretaria de Assistência Social cadastrou todas as famílias e as acolheram com programas sociais como, o Bolsa Família, fornecimento de cestas básicas e vagas em cursos do Pronatec voltados especificamente para as atividades de confecções de roupas. O governo municipal também tem feito tratativas no sentido de apoiar os trabalhadores a formarem uma associação municipal de catadores.

Em respeito a Politica Nacional dos Resíduos Sólidos que disciplina sobre a erradicação dos lixões no Brasil, complementado pelo plano de governo do Prefeito Edilson Tavares, os resíduos descartados pela população de Toritama passarão a ser destinados a um aterro sanitário privado licenciado pelos órgãos ambientais como a CPRH e Agência Pernambucana de Recursos Hídricos, localizado na zona rural Lajedo do Cedro em Caruaru.

Assessoria de Comunicação
Compartilhar: Compartilhar no WhatsApp
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário