Até o dia 9 de novembro desse ano, foram notificados 1.056 casos de sarampo em Pernambuco, com 127 confirmações e 447 descartes. No Agreste, a maior parte dos municípios com casos confirmados são originários da região da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), que compreende os municípios de Taquaritinga do Norte (34), Santa Cruz do Capibaribe (32), Caruaru (17), Vertentes (14), Toritama (11), Brejo da Madre de Deus (06), Frei Miguelinho (01), Gravatá (01) e Bezerros (01).
Os outros casos são da I Geres, na Região Metropolitana do Recife (RMR): Recife (09) e Jaboatão dos Guararapes (01).
A SES-PE reforça que as ações de vigilância epidemiológica (investigação dos casos e vacinação de bloqueio), além da assistência ao paciente, são iniciadas logo após a notificação do caso, ou seja, independentemente do resultado laboratorial. O objetivo da medida é evitar o agravamento do caso e a propagação da doença.
As ações são realizadas pelos municípios com o apoio das Geres e do Estado. Por fim, a Secretaria informa que tem recebido normalmente a vacina tríplice viral do Ministério da Saúde e feito a distribuição aos municípios.
A campanha de vacinação contra o sarampo voltada para adultos jovens de 20 a 29 anos segue até o dia 30 de novembro. A população deve ter duas doses da vacina tríplice viral para estar devidamente protegida contra a doença. A SES-PE fortifica que os pernambucanos, entre 6 meses e 49 anos ainda não vacinados ou que não completaram seu esquema básico, devem procurar os postos de saúde.
Compartilhar: Compartilhar no WhatsApp
0 comentários:
Postar um comentário